Onde é Maracangalha?

Se você um dia já cantou "Maracangalha", a célebre canção de Caymmi. "Eu vou pra Maracangalha, eu vou...", já deve ter-se perguntado - O que é ? Onde fica?


Há mais de um significado para a palavra "Maracangalha":
  • Um bairro da cidade brasileira de Belém - PA
  •  Nome próprio designativo de um lugarejo no Estado da Bahia. Também famoso no mundo da capoeira, graças às façanhas do temível capoeirista Besouro, que lá morreu, assassinado com um golpe de faca de tucum.
  • Também conhecida como 'Eu vou para Maracangalha', uma célebre canção popular de Dorival Caymmi;
O Samba que imortalizou o termo:

Zezinho, grande amigo de Dorival Caymmi, falava muito em Maracangalha. Quando não tinha um bom pretexto para sair de casa, dizia pra mulher: "Eu vou pra Maracangalha".

Maracangalha era um lugarejo onde havia uma usina de açúcar, a Cinco Rios, em que Zezinho fazia negócios em 1955, Caymmi estava em casa, na rua Cesário Mota Júnior, em São Paulo, pintando um auto-retrato quando de repente veio-lhe à lembrança a frase de Zezinho.

"Daí" - conta o compositor - "comecei a cantarolar a música e letra nascendo ao mesmo tempo: ‘Eu vou pra Maracangalha, eu vou / eu vou de liforme (uniforme) branco, eu vou / eu vou de chapéu de palha, eu vou...'; estava bom, eu estava gostando. Então continuei e quando cheguei à parte que diz ‘Eu vou convidar Anália', uma vizinha, dona Cenira, perguntou lá de sua janela para a minha mulher: - ‘Dona Stela, o que é que seu Dorival está cantando aí, tão bonitinho?' E Stela: - ‘Caymmi, dona Cenira quer saber o que é que você está cantando'. Respondi: ‘Estou fazendo uma música que fala de um sujeito, que sai de casa feliz para se divertir.

Ele vai pra Maracangalha, vai convidar Anália...' ao que interrompeu a vizinha:
‘E por que o senhor não põe Cenira, em lugar de Anália?' Aí não dava mais pé. – ‘Fica pra outra vez, dona Cenira...', eu lhe disse, me desculpando".
Assim nasceu "Maracangalha", sem maiores pretensões, de uma só vez, ao contrário de outras composições de Caymmi em que ele passa meses, às vezes anos, burilando, aperfeiçoando. Nasceu e ficou guardada até o ano seguinte, quando o compositor voltou para o Rio e gravou-a na Odeon, com extraordinário sucesso, que se estendeu ao carnaval, para a sua surpresa. Maracangalha (samba, 1956) - Dorival Caymmi

A Origem do Nome

cangalhaA origem do nome ainda é desconhecida. Os habitantes do local dão a seguinte explicação: "Em época remota, que ninguém sabe precisar, mas que deve ter aí seus 200 anos, nos primórdios dos antigos engenhos, bandos de ciganos acampavam ali, constantemente, em suas andanças pelo sertão. Ao prepararem os animais para as viagens, gritavam uns para os outros: 'Amarra a cangalha'. Os pretos escravos pegaram a coisa e passaram a repetir a palavra deturpada, para zombar dos ciganos. Com o passar dos tempos, o uso se arraigou e Maracangalha entrou para a geografia do Brasil".

Maracangalha - Dorival Caymmi

Eu vou pra Maracangalha, eu vou
Eu vou de liforme branco, eu vou
Eu vou de chapéu de palha, eu vou
Eu vou convidar Anália, eu vou
Se Anália não quiser ir
Eu vou só, eu vou só, eu vou só
Se Anália não quiser ir
Eu vou só,
Eu vou só, eu vou só sem Anália,
Mas eu vou.

Fontes:  capoeirabrasil

8 comentários:

Maria Eugenia disse...

Ai, como gosto desta música!!Me lembra meus quinze anos, por isto quis saber em que ano foi inventada!!!.........um dia eu vou em Maracangalha,,,,eu vou!!!!

EliseuLeonir disse...

Pode ser com Cenira;
Pode ser com Anália;
Pode ser com qualquer;
Pode ser...
Pode ser até sem mulher,
Mas antes de eu morrer;
Vou a Maracangalha!!!...
...............................

Mem que Mara me ponha a cangalha...

Professor Eliseu - MT

Marley disse...

Eu quero ir pra Maracangalha

Unknown disse...

Lembro-me de minha querida mae Nelma Ruschel Maurmann, que sempre cantarolava EU VOU PRA MARACANGALHA EU VOU...
06/01/1016. E hoje sou eu que as vez canto.

Unknown disse...

Eu vou pra maracangalha e vou cantar lá rsrs

Unknown disse...

Maracangalha recorda e viver👏👏👏👏👏👏

Unknown disse...

Eu já cantarolei muito essa canção, até que a pouco tempo alguém me perguntou o que era
Maracangalha! Que bom saber tanta história!

Unknown disse...

Minha mãe se chamava Anália, vivia cantarolando essa música, o quê tenho hoje é apenas saudades

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opnião é importante!
O Grupo Maracangalha agradece a sua participação.

Blog

Qual seu compositor favorito?

Powered By Blogger